sábado, 26 de março de 2011

Tecnólogos podem prestar concurso público no Mato Grosso

O Mato Grosso deu um salto à frente este mês e incluiu os tecnólogos nos quadros da administração pública estadual. A partir de agora, todos tecnólogos que prestarem conscurso público para provimento de cargos, empregos ou funções da administração pública estadual direta e indireta, não terão qualquer impecílio referente à sua formação, desde que satisfaçam os requisitos específicos do edital, para realizar as provas.

Esses benefícios foram garantidos pelo Projeto de Lei nº 29/2011, do vice-líder do governo na Assembléia, deputado Wagner Ramos (PR), e aprovado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Ao Olhar Direto, Ramos disse, “o fato de a sociedade e, principalmente, os empregadores terem mais consciência do que significa um curso tecnólogo, tem aberto portas aos profissionais com essa formação. Eles ainda têm muitas barreiras e preconceitos a superar – mas, no geral – já são bem mais aceitos pelas grandes e médias empresas, que tinham restrições em relação à formação desses profissionais".

É bom saber que existem pessoas na política brasileira preocupadas em mudar esse quadro sombrio em que os tecnólogos são proibidos de participar de concursos públicos, como aconteceu com a Petrobrás por diversas vezes, por exemplo (clique aqui pra ler a respeito). Esperamos que atitudes como essas e leis como essas, apareçam mais vezes pra permitir que nós, tecnólogos, possamos mostrar ao mercado todas as nossas qualidades.

4 comentários:

  1. Gostei bastante de seu Blog, tive acesso a ele atraves de um amigo contato de um outro Blog o Moacir Garcia do Tecnólogo & Educação. Também sou estudante de Tecnologia em Segurança do Trabalho e tambem possuo um blog na área, o tstgbi.blogspot.com e estou procurando mais e mais informações referentes não só ao meu curso bem como a área tecnológica. Se possível passa la no meu espaço e deixa uma sugestão ou comentario seria de grande valia, gostaria também de poder usar alguns de seus posts como informação para minha pagina. Grande abraço.
    Ass: Marcio Perrone
    Utilizei esse espaço de comentario pois não encontrei seu e-mail para lhe mandar a mensagem.

    ResponderExcluir
  2. CARTA AOS TECNÓLOGOS:

    Vitória/ES, 28.03.2011.


    Caro(a)s Tecnólogo(a)s,

    Li este artigo no Blog do Tecgº João Pedro, de Guará/SP, e achei interessante compartilhar com demais colegas.

    Temos de nos unir em prol da nossa categoria, pois como pode ser visto neste artigo "Atribuições do Tecnólogo e as idéias distorcidas dos engenheiros" (http://tenhoogulhoemsertecnologa.blogspot.com/p/atribuicoes-do-tecnologo-e-as-ideias.html) e ainda no site administradordiganao.com.br, os Conselhos de Administração e de Engenharia SÃO TOTALMENTE CONTRA Projetos de Lei (PL) que visem nos beneficiar de alguma forma, a exemplo do PL nº 2.245/2007 (regulamenta a profissão de Tecnólogo) e o PL nº 7.280/2010 (inclui o Tecnólogo na Lei nº 4.769/65 - regulamentação da profissão de Administrador).

    Assim, Tecnólogo(a)s, seremos sempre capachos de bacharéis se pensarmos somente em nós. A união faz a força, precisamos trocar informações, acompanhar nossos PL's e demais notícias sobre nossa profissão. Temos de esclarecer à sociedade do que, de fato, somos capazes, pois muitos ainda nos consideram Técnicos. Até a mídia tem o hábito de nos chamar de "TECNICOS DE NÍVEL SUPERIOR".

    Espero não estar nesta luta sozinho. Sei que muitos tecnólogos já estão conosco. E possível ver isso pelos comentários e artigos publicados em sites e blogs na Net.

    Espero o dia em que todos teremos orgulho de dizer em alto e bom som SOU TECNÓLOGO, SIM! sem mascarar nossa formação profissional com outros termos para Graduado em Curso Superior de Tecnologia.

    Cordialmente,

    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo & Educação
    http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcio, fico satisfeito que você tenha gostado do blog, é uma das formas que eu encontrei pra divulgar e desmestificar a nossa formação. Fico feliz em saber que meu blog pode servir de fonte pra outras postagens, fique a vontade pra coletar dados quando quiser. Também achei seu blog muito bacana e bem informativo e certamente será uma boa fonte de pesquisa pra mim. Vou acrescentar um email no blog pra quem quiser entrar em contato, valeu pela dica e a até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Renato tecnólogo logistica legal devagar nos chegaremos lá, aqui em SP prevalece ainda a intransigência da petrobras quanto os tecnologos, porém o cra sp ja liberou registro no oconselho, é isso ai vamos lutar por uma fatia no mercado queremos nosso lugar ao sol um abraço.

    ResponderExcluir