quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Curso tecnólogo, vale a pena?

Essa é uma pergunta difícil de responder e confesso que demorei muito para saber exatamente o que escrever aqui. Finalizei o meu curso de Tecnologia em Processos Gerenciais há cerca de dois meses e inevitávelmente fiz um balanço desses dois anos de curso. Pesei os prós e os contras e vou tentar expor a minha opnião da forma mais imparcial possível, apesar de um sentimento de frustração ter tomado conta de mim nesses últimos dias e contribuído para que eu demorasse a retornar ao blog. Vou me explicar quanto a isso mais adiante. 

Olhando para trás eu percebo que os cursos de tecnologia são destinados a um perfil de pessoa. Assim como deve-se escolher qual dos diversos cursos superiores fazer, de acordo com suas necessidades pessoais e suas habilidades, escolher entre técnico, tecnólogico e superior deve ser tarefa equivalente. Eu optei pelo técnologo por duas razões: é um curso prático porque vai direto ao ponto atendendo às necessidades reais das empresas e, no meu entendimento, garantiria rápida entrada no mercado. Foi aqui que morou meu erro. 

O tecnólogo é um curso sensacional, de forma geral, para quem já está no mercado de trabalho. Desse modo, ele é um atalho para quem quer se recolocar no mercado, mas não para quem quer entrar. Eu trilhei o caminho que muitas pessoas trilham ao sair do ensino médio, fazer faculdade e a partir dela entrar no mercado (por estágios, por exemplo) e adquirir a tão requisitada experiência. O problema é que meu curso é tão desconhecido quanto mal visto. Procurar estágios voltados exclusivamente para os tecnólogos é o mesmo que procurar agulha no palheiro e quando encontram-se vagas, a concorrência com cursos tradicionais como Administração, Engenharia e Direito joga-nos por terra. Afinal, quem estuda dois anos sabe menos que quem estuda quatro, certo? Errado. 

Esse é o principal problema, comparar o tecnólogo com o bacharelado. Não existe um tipo de graduação melhor ou pior, como eu disse, são cursos voltados para necessidades diferentes. Mas os recursos humanos da vida ainda acham que quem fica mais tempo dentro de sala de aula (não necessáriamente estudando) sabe mais. Além desse problema muitos não conhecem o curso e insistem em confundí-lo com técnico. Enfrentei esses problemas durante dois anos de curso e ainda enfrento. Entrei no curso com o objetivo de estagiar, ganhar experiência, não consegui. Participar de processos seletivos em grandes empresas? Pior ainda. Não há um curso tecnólogo sequer na lista pré-selecionada dessas empresas. 

Foram dois anos de estudos e muito conhecimento, quatro grandes projetos finalizados, muitos trabalhos realizados, provas, infinitas aulas. E posso dizer, aprendi muito. Nunca aprendi tanto na minha vida. Cresci intelectualmente e cresci, mais ainda, como pessoa. Consigo analisar as coisas de forma mais crítica, com um novo olhar. O curso é sensacional tal qual qualquer outra graduação. Diversas colegas meus cresceram profissionalmente, e muito, durante esse tempo, mas todos eles já trabalhavam quando entraram no curso. 

Se eu me arrependo de ter feito o curso? Não. Porque ele satisfez minhas expectativas de qualidade. Pena não ter feito a mesma coisa no mercado de trabalho, seria um conjunto perfeito. Por isso, eu digo que o tecnólogo vale a pena, mas depende de quem você é. Se está saindo do ensino médio, sem emprego, não recomendo o tecnólogo que tenha cursos similares de quatro anos (meu caso). A preferência pelos bacharelados é uma realidade. Prefira um técnico se quieser arrumar um emprego mias rápido. Se você já está no mercado ou tem uma boa rede de contatos, vale muito a pena um tecnólogo. Como eu disse, o curso é muito bom e muitos dos que estudaram comigo conseguiram se recolocar com sucesso. 

Estude bem o que vai fazer, leia sobre os cursos, faça uma auto-análise, pergunte a professores e amigos sobre o curso pretendido para não se arrepender depois. Essa é uma etapa importante na vida de qualquer um, são anos estudando, anos que vão definir sua carreira. Eu sou tecnólogo, estampo isso com muito orgulho no meu currículo e propagandeio onde posso, afinal, sou capacitado e me sinto preparado para executar minha profissão. Que venham os desafios!

**************************************************************** 

Peço desculpas pelo tempo sem postar. Vou retomar o blog, que completou um ano no mês passado, retomar as postagens e responder aos comentários de todos leitores. Nesse meio tempo aconteceu muita coisa no meio da educação e dos tecnólogos e pretendo comentar tudo nos próximos dias. Até!

21 comentários:

  1. Certa vez o primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill, numa solenidade de formatura de um curso de graduação de renomada universidade disse aos seus formandos - que esperavam por um longo discurso eloquente: "NUNCA, NUNCA, NUNCA DESISTAM".E encerrou seu discurso.

    Pense nisso!

    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo & Educação
    http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu fiz o curso de 1985 até 1990, ainda hoje carrego este curso comigo, como se eu fosse diferente dos outros,quase um engenheiro, graças a deus não trabalho na área, assim o desgaste é menor, e o deboche fica mais longe de mim.

    ResponderExcluir
  3. Olá Guilherme,
    Meu nome é João Pedro e enfrentei e ainda enfrento as mesmas discriminações que você.
    Fiz o curso de Tecnólogo em Edificações na Unicamp. Renomada universidade, me preparei muito pra entrar, fiz cursinho etc.
    Nunca estudei tanto na minha vida. As exigências dos professores eram enormes, dado ao fato da maioria serem cientistas e pesquisadores.
    Me formei em 1997 e aí começou o problema. Um curso desconhecido e toda vez tinha que explicar que era um curso superior.. etc. etc. Consegui entrar na área e ainda estou até hoje.. porém como técnico.
    Tive a oportunidade de trabalhar em vários estados e em grandes obras.. Mas não me realizei profissionalmente.. pois não sou nem técnico nem engenheiro.
    Enfim, decidi fazer eng. civil. Para minha surpresa, eliminei 50% do curso.. Estou feliz pois terminarei logo o curso.

    Visite meu blog, tenho bastante informação sobre a profissão de Tecnólogo.

    http://tenhoogulhoemsertecnologa.blogspot.com.br/

    Abraços

    ResponderExcluir

  4. Nem sou técnico,,e nem emgenheiro e tenho raiva de quem é,tá ligados malucos,sou apenas trabalhador vivo do meu suor, e não do suor dos outros, como vocês que fica inxendo o saco de quem está trabalhando,com essa ondinha de segurança, ninguém é aqui crinça para vocês está pegando no pé.Trabalho muitos anos em uma empresa de Eletricidade,numca me aconteceu nada,e nem vai acontecer,saber porque,porque trabalho com atenção,com cuidado.Por isso já falei,e estou falando dinovo,e não me canso de falar, que não precisa desses dois tipos de pestes,para podre trabalhar(emgenheiro e tecnico),três tipos pestes pertubados.
    Eu tinha um amigo de trabalho que ele é eletricista também,na mesma empresa que eu trabalho,está pegando essa mesma onda de vocês,está estudando em uma Universidade para ser tecnologo em segurança do trabalho,só que eu já falei a ele,já perdeu o amigo,não tem perdão;esses caras são pertubados de mais,saber porque eu digo isso, porque vejo o que esses caras fazem com os colegas de trabalho,só não come as onda deles eu,eu tiro logo do tempo,quando eles comesão com essa ondinha de reunião para falar de segurança, nem lá onde esses miseravél estão eu não vou.È de uma tal forma que sou liberado pelo Gerente e o dono da EMPRESA,para não participar das ruinão que esses caras faz,porque eu coloquei em jogo,ou eles me tirava de participar das ondinhas de reunião que eles fazião,ou colocase para fora da EMPRESA.EU TENHO RAIVA DESSES CARAS DE MAIS.
    Eu tenho filho que quer estudar para ser TÉCNOLOGO,eu não entendo muito bem disso,sei que lá na EMPRESA que trabalho,eu escuto falar em esses dois tipos de pertubados tecnico e emginheiro em segurança do trabalho,mais ele começando esplicar que tecnologo é uma profissão nova .Ai eu fiquei queto não falei nada porque ele falou que era um profissional que o mercado de trabalho estava precisando.
    Eu perguntei a ele em que área essa profissão de TECNOLOGO ia ser,ele falou;em segurança do trabalho;quando ele falou assim que era na área de segurança do trabalho,eu falei para ele,eu perdi um amigo de trabalho que tinha a mesma profissão que eu tenho,e você perdeu o pai.Só que dessa vez foi diferente,ele comesou a esplicar que um TÈCNOLOGO na área de segurança do trabalho seria um profissional qualificando e especializado na área do trabalho.Eu disse,eu não preciso de desse negocio de TECNOLOGO,porque sempre vou trabalha com atenção e com cuidado,mas como você falou que seria um profissional QUALIFICADO e ESPECIALIZADO,vá lá na EMPRESA que eu trabalho e fale para aqueles dois pertubados,que eles precisam fazer essa QUALIFICAÇAO e ESPECILIZAÇÃO,para poderem aprenderem melhor ensinar aqueles que trabalham com falta de atenção e cuidado,e isso que vem causa acidente de trabalho,se todos fosse como eu não presivam de técnico,nem de Técnologo e de Emgenheiro,e não esqueça também de fala dessa profissão que qualifica e especiaiza na área de segurança do trabalho aquele amigo que tinha de trabalho que perde,para que ele venha fazer esse também curso,porque eu quero ser amigo dele dinovo,com essa nova profissão de nome TECNOLO EM SEG
    DO TRABALHO.Essa sim é a profissão que a Segurança do Trabalho estava precisando para ajuda diminuir os acidentes de trabalho,causado por aqueles que trabalham com falta de atenção e de cuidado.
    Opinião de um Trabalhando e de um Tecnologo en Segurança do Trabalha,o trabalhador que trabalha com ATENÇÃO e CUIDADO,esse trabalhador tem amaoir chance de envitar acidente de trabalho.Mas nem todos trabalhadores trabalham assim, por isso que precisa das equipes de SEGURANÇA DO TRABALHO.(Tecnologo)

    Tramita esse texto para outras pessoas!!!

    Autor: O SUPER- HOMEN







    ResponderExcluir
  5. Essa mensagem é para todos Tecnologos em Segurança do Trabalho.
    "Não há vitória sem luta".
    Os Tecnologo em Seg do Trab vão sim poder execer sua profissão,porque o mercado de trabalho precisa desses profisssionais nesta área de Seg do Trabalho.Como diz o Governo Federal o Brasil é um pais para todos é um pais sem fronteira.
    Então cabe a todos vocês farem protesto,para o Ministerio do Trabalho pode aprova difinitivamente essa profissão.O Mec aprovou o Miniterio de Trabalho tem de aprova também,agora vocês tem de procurar os direitos de vocês como: ir a frente,lutar pelo direito.
    As fucudades e as Universidades ofereceram esse curso porque o Mec aprovou,então se o Mec que responsavél pela Educação do Pais aprovou porque o Ministerio do Trabalho não aprova,ele tem que aprova sim porque a área de Seg do Trab precisa desses Profissionais.Agora lutemm até ão fim pelo vossos direitos,porque tem espasso na área de Seg do Trabalho para vocês poderem execer essa profissão.

    Autor:SUPER-HOMEN(não é Escritor)

    ResponderExcluir
  6. eu pretendo cursar processos químicos, seria uma boa escolha pra quem quer ser futuramente um eng. químico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CRQ reconhece a TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS,porém as atribuições são menores.Existe uma barreira para atuação profissional,pois a área de Química é muito técnica, os próprios bacharéis sofrem com a falta de boas oportunidades, esta é uma área onde os salários mais altos ficam com os mestres e doutores,mas se é o que quer, a oporunidade que tem, o que deseja tudo dará certo, porque não?Você poderá ser o primeiro tecnologo em uma multinacional,fazer bonito e abrir as portas para vários outros.

      Excluir
  7. Quem estuda quatro anos sabe mais do que quem estuda dois? Com certeza sabe. Da mesma forma que tem gente que passa quatro anos na sala não necessariamente estudando, tem gente que passa dois não necessariamente estudando. Mas, fica a pergunta, quem ai estaria disposto fazer uma cirurgia com um médico tecnólogo, que passou dois longos e intermináveis anos estudando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que comparação mais tosca.
      Uma coisa é medicina, outra coisa é um curso na área gerencial.

      Eu sou formado em Processos Gerenciais e estou no 6º Período de Administração e POSSO TE AFIRMAR:
      Tem coisas no curso de processos gerenciais que não aprendi e sequer tem na grade de Administração.

      E AÍ???
      Não fale besteira rapaz. Tecnologos são apenas pra áreas GERENCIAIS (RH, Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Marketing e etc)

      As áreas gerenciais são muito amplas e portanto, o curso tecnólogo é específico em uma área.
      Quem faz administração sabe o quão vago é.

      Excluir
    2. Weslen, me tira uma dúvida. Eu tô cursando processos gerenciais e queria saber se vc saiu do curso já no 6° período de adm ?

      Excluir
  8. Pessoa, tenho visto que o curso de TECNOLOGIA EM RH está sendo bem aceito até mesmo em grandes empresas, diversos anúncios já aceitam Psicologos,ADMINISTRADORES ou TEC.RH, alguns pedem Pós em GESTÃO DE PESSOAS, o mesmo acontece com MARKETING praticamente unânime cursos de 2 anos, agora que a FGV oferta,tem muita gente fazendo e PROCESSOS GERENCIAIS ,vocÊs tem visto,acham que ele já se valorizou feito TEC.em RH e MARKETING?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo de formar em Proc. Gerencias e estou começando a POS FGV em Gerenciamento de projetos. trabalho em uma grande multinacional e não tive problema algum com meu diploma de tecnólogo. Boa sorte!

      Excluir
  9. Preciso falar um detalhe, o curso de PROCESSOS GERENCIAIS na grande maioria é para PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, além de sua própria empresa, ou consultoria, ou prestadora de serviço organizações, ou para seu dia-a-dia emfim.Eu concordo e reforço prestem atenção antes de escolher um TÉCNOLOGO, se ele tiver curso de 4 anos dificulta, as áres quese valorizaram é TEC RH(bem requisitada e aceita) o profissional é mais preparado que um ADM genérico, como não tem tanto excedente de Psicologos o curso se fortaleceu, MARKETING(a dinãmica da área ajudou), um curso de Bacharel é obsoleto, repetitivo e demorado, essa área exige pós graduação, uma especialização constante na carreira, anúncios hoje nem diferem entre BACHAREL ou TEC, áres de Informática, os bacharéis ficaram obsoletos, são demorados, tem muita matemática e física e pouca aplicação, esta áre tem boas ofertas de cargos e um TEC com especialização concorre de igual para igual, Logística, acredito que o TÉC em LOGÍSTICA tenha uma formaçãomais específica que o ADM, a área é promissora e aceita bem o formado em 2 ou 3 anos, cursos de qualidade como o da FATEC são excelentes, além do mais não existe Bacharel em Logística,alguns de ADM com ênfase em Logísitica. Sendo palpiteiro acho que cursos que enfrentam grandes dificuldades são, PETRÓLEO E GÁS, a área exige atuação com CREA, a preferência é do ENGENHEIRO, COMÉRCIO EXTERIOR, precisa ter fluÊncia em INGLêS e agora em Espanhol também, GESTÃO AMBIENTAL, idem a PETROLEO E GÁS,TECNOLOGO EM PUBLICIDADE. OS CURSOS DE SAÚDE COMO ESTÉTICA E TEC EM TURISMO SÃO BOAS OPÇÕES E ESTÃO MARCANDO ESPAÇO, QUANTO A PROCESSOS GERENCIAIS EU AINDA TENHO DÚVIDA SOBRE O QUE DIZER, ACHO QUE AINDA NÃO CHEGOU LÁ, MAS TAMBÉM NÃO É MAIS TÃO MAL VISTO.

    ResponderExcluir
  10. Sou técnica em química e passei para tecnólogo de processos químicos, e agora não vejo vagas no setor, somente para bacharel. Convém sair e fazer bacharel?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. oque dizer de tecnologia em marketing?as empresas sabem q pra area de markeitng não existe 4 anos.Vale a pena?Eu fazia relaçoes publicas e acabei parando por questoes financeiras e tecnologia em marketing me permitiu uma bolsa,agora to na duvida pois com tecnologia em marketing posso fazer mestrado e doutorado depois,me dê uma luzz...

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite! Acabo de concluir o Tecnólogo em Processos Gerencias , estou matriculado no curso de POS em gerencia de projetos e já ganhei duas promoções no meu trabalho. Aprendi muito no meu curso, coloquei em prática no meu trabalho, busquei melhores práticas e estou muito feliz com minha escolha.

    ResponderExcluir
  14. Ao colega que falou no dia 24/julho - Eu trabalho em uma multinacional , sendo assim , processos gerenciais é muito bem visto aqui. comecei a POS em GP e já estou como Gerente de Projetos Junior. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  15. pessoal, afinal processos gerenciais é ou não é um bom curso e vai ou não vai me possibilitar uma facilidade de arranjar um emprego após a conclusão do mesmo?

    ResponderExcluir
  16. Sou Tecnólogo em Polímeros pela FATEC e não recomendo a ninguém. O curso não tem valor algum. O próprio RH das empresas não reconhecem como curso superior. Não existe estágio, não existe cargo, nada. Se estou trabalhando hoje é devido a minha formação técnica pelo SENAI, porque pelo tecnólogo nunca recebi uma oferta sequer, pelo contrário, já perdi muitas chances por não ser engenheiro. Por isso se alguém pretende fazer Faculdade, principalmente os mais jovens que querem entrar no mercado de trabalho, não percam seu tempo com tecnólogos, parta para um curso de Bacharel ou Engenharia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mesmo. De nada valem. Estudei pra caramba.infiniyas pesquisas e afins.e na multinacional que trabalhava me disseram seu curso só tem validade superior para gente se fizeres uma pós.
      Então amigo melhor estudar bacharel mesmo. Fiquei com tanta raiva de continuar com salário baixo e ainda ter que ficar mais dois anos no vermelho.peguei o beco.pra outro emprego.vendas.
      Hoje estudo bacharel em publicidade e é muito mais reconhecido do que a top faculdade que fiz e o curso de processos gerenciais.

      Excluir