sábado, 13 de novembro de 2010

Tendências do mercado de trabalho

A partir de hoje, inicio uma série de posts analisando o ambiente em que os tecnólogos estão inseridos. Começo falando das tendências do mercado de trabalho.

O mercado de trabalho está exigindo maior qualificação dos profissionais, com isso estes buscam, cada vez mais, o ensino superior. Em 2008 houve um aumento de 10,6% no número total de matrículas, em comparação com 2007.

Apesar de ainda haver preconceito, uma tendência atual do mercado são os cursos de tecnologia, que propõem uma formação específica, podendo ser concluída em menos tempo que uma graduação tradicional, os chamados bacharéis. A Graduação Tecnológica supre as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho tendo foco no “saber fazer”, ou seja, possui a prática pedagógica como sua maior característica. Como a flexibilidade é um dos pontos centrais dos cursos superiores de tecnologia, esses cursos atendem ao grande dinamismo do mercado que também está sempre mudando, é, portanto, uma graduação que atende às demandas atuais de mercado.

Hoje, os cursos de tecnologia totalizam mais de 3500 opções para os estudantes, em 2000 eram somente 364, dentre estes os que mais têm receptividade no mercado são os que se ocupam de novas profissões não encontrando similar na graduação tradicional. O crescimento desses cursos no país foi de 96,67%, de 2004 a 2006. Em São Paulo, os alunos aumentaram 395%, de 1998 a 2004.

Atualmente os tecnólogos representam cerca de 16% das opções no universo da graduação, número que caminha para se aproximar ao dos países desenvolvidos, onde cursos com duração menor são uma realidade consolidada de mais da metade dos estudantes.

No próximo post falarei sobre o ambiente demográfico.

Referências:

Cartilha do Tecnólogo da Associação Nacional dos Tecnólogos
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12047
http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/curta-duracao/materia_433025.shtml
http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11939
http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/censo/superior/news09_05.htm

2 comentários:

  1. Já tuitei o artigo. Nós, tecnólogos, precisamos estar sempre mantendo atualizadas as informações para nossos colegas e principalmente para a sociedade.
    @ogestor

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você @ogestor a sociedade precisa saber mais sobre a nossa formação. Parabéns pelo seu site! Muito bacana. Pretendo, aliás, fazer Twiiter em breve pra ajudar ainda mais na divulgação dessas informações, grande abraço.

    ResponderExcluir