domingo, 13 de fevereiro de 2011

Técnólogo pela Desciclopédia

O eterno embate entre técnicos e tecnólogos parece não ter um final breve, apesar do desejo de todo tecnólogo em ser reconhecido. Fazendo uma pesquisa acerca do tema, eis que caí na famosa versão "pirata" da Wikipédia, a Desciclopédia. Como não podia deixar de ser, os tecnólogos estão bem (ou mal) representados por lá. Assim como, todo o conteúdo desse site, o texto é repleto de piadas, acidez e um pouco de mal gosto. Só não digo que é preconceito porque essa é a marca registrada do site. Vamos ver o tem por lá:

O site diz que a definição para o termo "tecnólogo" é, "vamo direto ao assunto", isso pela pressa em se formar antes dos outros. Também de acordo com o site, os tecnólogos são especializados em certo setor, sub-setor e especificidade. "Fazendo uma analogia, se houvesse um tecnólogo em medicina, ele deveria entender de no máximo dois dedos de uma das mãos, esquerda ou direita, não sendo possível ser exercer nas duas ao mesmo tempo." 

O embate entre bacharéis e técnológos não ficou de fora da sátira, o texto ensina uma técnica pra lidar com a nossa espécie que consiste em: "dar pequenas gargalhadas intervaladas que vão aumentando em função do tempo. Para um maior impacto, é aconselhável apontar o dedo indicador para a cara do sujeito. Dependendo da vítima, o terceiro ou quarto nível da risada faz com que ela se joge no chão e tenha espasmos, gritando histéricamente frases do tipo "mas eu sou de nível superior" e "eu não sou técnico".

E o mercado de trabalho? Segundo eles é farto. "Farta empregos em todos os setores". Ainda segundo a Desciclopédia, o mercado paga muito pra quem estudou por mais de seis semestres e paga mais barato pra quem é técnico. E os tecnólogos? "O tecnólogo encontra-se então no chamado limbo mercadológico, o mesmo lugar onde vão parar os estudantes de educação física que fazem este curso achando que vão virar personal training."

Apesar de engraçado eu, que sou tecnólogo, fiquei "p da vida" com o texto. Quem têm que enfrentar preconceito e desconhecimento por parte de 80% das pessoas, sabe como é difícil perseverar nos cursos de tecnologia. Mesmo com todos esses fatores aparentemnte negativos, o mercado em torno dos tecnólogos não pára de crescer. Segundo a revista Info, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país e o número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil.

Em tempo, as definições da Desiciclopédia podem até ter alguma verdade, mas não refletem a realidade pura. O desconhecimento, é sim, muito grande, o preconceito também, mas, pouco a pouco, essa situação vai mudando. Com o aumento do número de tecnólogos no mercado, as empresas vão ter que começar a rever seus conceitos e contratar essa mão de obra excedente e quando fizerem isso vão perceber o quanto esse profissional é qualificado. Mas não pense que esse quadro vai demorar a se formar, as peças já estão se posicionando, e você, vai esperar pra ver? O que achou do texto da Desciclopédia? Ficou revoltado? Comente!

Com informações da Desciclopédia e Info.

7 comentários:

  1. Uma coisa que aprendi na minha vida profissional e que jamais esqueço ao ouvir ou ler qualquer notícia, artigo ou comentário é: ANALISE A FONTE.

    Infelizmente continuaremos encontrando na Net perguntas, respostas e muito mais menosprezando ou denegrindo nossa categoria.

    O que acontece hoje conosco também ocorreu com negros, com mulheres e com outras categorias profissionais e, certamente, continuará acontecendo, pois muitas pessoas não querem acompanhar as mudanças que estão acontecendo nestes novos tempos. Estão presas a um passado onde quem tinha diploma universitário era somente o filho de rico, o que lhe dava o direito de ser chamado de “Doutor”!

    Hoje, o acesso à educação superior ficou mais acessível aos menos abastados, pois as universidades e faculdades estão mais democráticas. Há inúmeros cursos, nas mais variadas áreas acadêmicas, além das profissões tradicionais - elitizadas - de antigamente.

    Hoje posso escolher ser um profissional generalista ou posso decidir me “especializar” somente num ramo de determinada Ciência. Fazer aquilo que, de fato, me dá prazer e ainda receber por isso. Assim não me torno um profissional frustrado, muitas vezes fazendo uma atividade somente porque é mais rentável que outras, ou somente para ter “status”.

    Continuaremos ouvindo “gracinhas”, chacotas e muito mais. Contudo, assim como negros e mulheres no passado eram considerados sem direitos, indignos de respeito e sem perspectivas de quaisquer melhorias na sociedade em que viviam, hoje temos seus representantes, por exemplo, em cargos públicos importantíssimos no País - no Supremo Tribunal Federal, na Presidência da República, etc.

    Por fim, também em breve estaremos ocupando nosso devido espaço, assim como demais profissionais, pois vivemos num país onde todo cidadão é livre para fazer suas escolhas, pessoais ou profissionais. Sou Tecnólogo, sim!

    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo & Educação
    http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Moacir, é preciso analisar a fonte das informações. Mas esse site, não é de fontes sérias. É um site de zoação da Wikipedia e que faz piadinha com assuntos sérios, não apenas referente aos tecnólogos. Não gosto de ler algo desse tipo mesmo sabendo que é de brincadeira, afinal, uma pessoa em busca de informações pode cair nessa página e confiar nos dados ali escritos. Esse é um grande problema da internet, nunca se sabe a aorigem de grande parte das informações. Se a web é uma vasta fonte de informação, mais ainda, é uma vasta fonte de opniões.

    ResponderExcluir
  3. Tecnólogo , fica entre o cu e a buceta, não é direito nem esquerdo , não é técnico e nem engenheiro ou seja , meia boca e meia boca não serve pra nada.
    Fonte : empresas que trabalhei e empresas que trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é de se lamentar ler esse tipo de comentário em um blog tão bacana, infelizmente temos os Cuzões que estão em cargos que não têm competência para tal. SOU TECNÓLOGO,SIIMMMMMM (2)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não sei o que nosso camarada tecnólogo Márcio Perrone postou aqui, contudo acredito que falou algo em defesa de nossa categoria.

    Sugiro que comentários, a exemplo do postado pelo ANÔNIMO (25.05.2011), que utilizem termos chulos, palavras de baixo calão, etc, não sejam postados neste espaço.

    Acredito que devemos priorizar comentários que, de fato, acrescentem algo, mesmo que falem o que não concordamos. Temos de respeitar a opinião alheia, todavia, sem baixarmos o nível.

    Fica, assim, minha opinião. Em defesa da nossa classe, sem menosprezar os demais profissionais.

    Cordialmente,

    MOACIR GARCIA
    Tecnólogo & Educação
    http://tecnologoeeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. É de se lamentar comentários como esse, mas resolvi não retirá-lo porque acredito ser necessário as pessoas enxergarem exatamente o que acontece conosco.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir