domingo, 6 de fevereiro de 2011

Volta às aulas

Que tal dar uma descontraída? Afinal, o ano de 2011 mal começou e o mês de janeiro já foi pro beleléu. Agora, estamos entrando em fevereiro e, portanto, voltando às aulas. E este ano sem interrupções até março, já que o carnaval que tradicionalmente ocorre no mês 2, este ano se deslocou para o mês 3. Se as suas férias foram muito boas, você estar se lamentando, mas se foram razoáveis deve estar desesperado para o início das aulas. Eu faço parte do segundo grupo, minhas férias não foram uma porcaria, mas também não foram dignas de Oscar e eu sinto falta do ritmo, da correria. A gente reclama, mas no fundo sente falta.

Eu estou particularmente ancioso pelo início das atividades, até porque, esse é meu último semestre e preciso começar com tudo em cima pra fechar com chave de ouro. Gosto de voltar às aulas, os primeiros dias são ao mesmo tempo animadores, porque é tudo, ou quase tudo, novo, mas ao mesmo tempo é uma lorota. Vai dizer que não gosta de chegar outra vez pra aulas, ver os amigos contar e escutar as novidades que ocorreram nesses quase três meses de recesso? Vai dizer que não gosta de sentar na sua cadeira e abrir o seu caderno novo (agora é so o caderno ou, no máximo, uma caneta, porque na época de escola era aquela parafernália, até papel higiênico chegavam a pedir na lista de material), só esperando receber todas as linhas fruto do seu conhecimento? Vai dizer que não gosta de ver os professores pela primeira vez e ouví-los falando animadamente para os planos de sua matéria pro semestre. Mas também não vá dizer que não detesta aquele blá blá blá de primeira aula, é professor se apresentando, contando o que fez e o que deixou de fazer na vida. E o que mais me irrita: os alunos se apresentando para o novato professor. - Meu nome é x, eu tenho x anos e trabalho com isso, isso e aquilo. Estou fazendo esse curso porque blá blá blá...eu não suporto. Quando no semestre anterior a nova professora pediu pra cada um escolher uma pessoa e com a primeira letra do nome dela dá-la um adjetivo com essa mesma letra e dizer o porquê dessa escolha...eu prometi pra mim mesmo não comparecer nas primeiras aulas.

Os professores. São esses que mais me interessam, assim que entra o novato, você pensa - Hum! Não gostei desse. - Olha, esse parece ser bacana! - Olha, que professora gata (o)! E assim que ele termina de apresentar seus planos e sai de cena, rolam os comentários (rolam ou não rolam?). - Putz, esse aí parece ser muito inteligente. - Credo, a gente vai precisar tomar cuidado com esse...e por assim vai. O mais interessante é que ao longo do semestre nossas impressões vão mudando completamente. Não dizem que a gente só conhece uma pessoa com a convivência? Também é assim com os professores. Às vezes a gente pensa que esse ou aquele professor é muito, muito competente. Ledo engano, com o passsar do tempo, o cara não corresponde às expectativas e aí é só xingamento. Aliás, já reparou como as conversas mudam do início para o fim do semestre? No início é só elogio, no final todos são horríveis, incompetentes e não têm um pingo de dó de despejar tantos trabalhos em cima da gente.

O mais bacana de analisar os professores é que eles têm basicamente o mesmo perfil:
*O distraído: tem aquele professor que começa falando uma coisa e de repente acaba entrando em outro assunto diferente do inicial e que toma diversos caminhos obscuros e quando a aula acaba a gente percebe que o assunto tratado se perdeu completamente e o professor, mais uma vez, viajou na maionese;
*O palhaço: com esse eu não tenho muita paciência. Saba aquele professor que faz tudo na base da palhaçada? Sempre tem uma brincadeira na ponta da língua, faz piadinha a todo momento e transforma a sala em um verdadeiro circo? Não que eu ache um professor muito sisudo uma maravilha (a aula deles dá sono), mas tudo em excesso me encomoda;
*O sisudo: esse tem o perfil contrário ao do anterior. Sempre muito sério e extremamente profissional, ele está ali unicamente pra trabalhar e quando fala alguma coisa da vida pessoal todo mundo assusta...
*O limitado: fica preso, em todos as suas aulas, ao conteúdo do livro indicado. Suas falas, slides e exemplos são uma verdadeira cópia do livro. Segue extritamente cada página e cada capítulo do mesmo. Quando perguntado de alguma coisa fora do livro/metéria, vixi...
*O preguiçoso: esse é do tipo que dá aulas muito curtas (uma explicação rápida e uma atividade o resto da aula), na maioria das vezes sentado. Suas provas são feitas da forma que lhes permita uma correção à jato, sem dar muito trabalho. As aulas são muito práticas - pra eles - e fazem de tudo para facilitar suas vidas.

Então, acho que esses são os tipos mais comuns de professor. Perceba ao longo do seu semestre e tente classificar seus professores dentro de um ou mais desses perfis, eles podem apresentar características de mais de um perfil, ou ora estar de um jeito e ora de outro jeito. Mas uma coisa eu aprendi ao longo de tantos anos de estudo: não existe professor perfeito cabe ao aluno definir a qualidade do que é aprendido. Estar interessado, pesquisar sobre os assuntos apresentados, ler os livros recomendados e o mais importante, não ficar preso ao conteúdo apresentado em sala de aula. É preciso ir além, pois é o esforço e a competência de cada um que define o seu sucesso. 

Ainda tenho esperanças de conseguir um estágio esse semestre, não gostaria de ter que contar por aí que fiz um tecnólogo e não consegui um estágio na minha área. Continuemos lutando pelo fim do preconceito contra os cursos de tecnologia! Vou concluir o meu e quero estampá-lo no meu currículo com muito orgulho. E você, animado pra as aulas? Conhece outro perfil de professor? Comente, é sempre um prazer ler outras opniões, até a próxima! 

2 comentários:

  1. Guilherme,

    Sou quase tecnólogo em Gestão da TI (falta só colar grau) e costumo pesquisar sobre blogs que tratam sobre nossa formação. Vim parar aqui e aproveito pra divulgar pra vc meus dois blogs onde no primeiro tenho uma categoria exclusiva para ofertas de estágio e o segundo uma categoria exclusiva para tecnológos e estudantes de tecnologia, quem sabe vc não encontra seu estágio. Dá uma olhada:

    http://luismarcosleite.blogspot.com/search/label/Ofertas%20de%20Est%C3%A1gio

    http://ogestor.wordpress.com/category/tecnologo-2/

    Se gostar, peço que divulgue meus blogs para seus leitores e colegas. Faça-me uma visita

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luis, obrigado por comentar. Pode ter certeza que vou dar uma sabatinada nas oportunidades de estágio do seu site. Parabéns pelo trabalho e pelao diploma! Muito sucesso! Divulgarei seus blogs com certeza, abraços!

    ResponderExcluir