sábado, 1 de janeiro de 2011

Novidades no blog

É aquela velha frase: "ano novo, vida nova". Então mudemos para: "ano novo, blog novo". Brincadeiras à parte, a verdade é que o blog estava precisando de uma repaginada pra ficar mais moderno, funcional e com mais conteúdo. Apesar de tudo isso, o carro chefe dessas mudanças foi o Twitter. 

Hoje, quem está na internet sem as famosas redes sociais não está inteiramente na internet. O twitter, facebook, o zumbi do Orkut e outras, são peças fundamentais pra manter a múltipla conectividade na web. Sejam blogs, sejam sites ou empresas, usar as redes sociais é sinônimo de sobrevivência. E devo confessar que fui resistente quanto a isso. Nunca gostei de orkut e por extenção não gostava do facebook. Sempre achei o twitter coisa de gente a toa. Até que tive de abrir uma conta no twitter para a empresa que trabalho (leia-se, que faço bico - ainda não me empreguei/estagiei) e me senti em casa. O twitter não é apenas uma ferramenta de diversão, mas uma ferramenta de comunicação e informação em tempo real. É a agilidade dos 140 caracteres que fazem do twitter, na minha opnião, a ferramenta de comunicação mais interessante da atualidade. De verdade, é a ferramenta que mais me deixa informado na internet, e são todos os tipos de informação: entretenimento, carreira, concursos, política, economia, esportes e mais o que você tiver interesse e ainda posso de garantir: não importa de qual tribo você é, lá você encontra sua turma.


Depois de falar mais do que devia vocês devem ter percebido que o facebook ainda não me ganhou, e é verdade. Orkut e facebook, pra mim, são a mesma coisa. O diferente do twitter é que você além de conversar com os amigos, consegue fazer novos amigos e ficar informado ao mesmo tempo, nenhuma ferramenta é tão multidisciplinar quanto o twitter.  Resumindo: precisava fazer um twitter para o blog. E com isso acabei aproveitando pra dar uma repaginada nele e acrescentar uns detalhes importantes. Vamos lá:

Acrescentei uma barra de páginas, lá em cima, com algumas informações interessantes e que despertam muitas dúvidas, lá você encontra o conceito dos Cursos Superiores de Tecnologia, a lista completa com todos os cursos tecnológicos aprovados pelo MEC, sites recomendados e uma página com os links pra o download da Cartilha do Tecnólogo e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia elaborado pelo MEC. São leituras fundamentais pra qualquer tecnólogo.

E na lateral as outras duas novidades. Uma, é a página para a assinatura do RSS/Feed do blog. Pra quem não sabe o que é isso tem uma explicação no final dessa postagem.


E a outra novidade é o link para o twitter, siga-nos e fique sabendo das novidades do blog e outras novidades de interesse da sua carreira acadêmica e profissional. E uma dica, se você ainda não tem twitter deixa de bobeira e vai fazer um. Garanto que vale a pena.

Logo mais tem um post novo e muito interessante baseado em um texto do Claudio de Moura Castro, colunista da Veja, com uma crítica à carga horária dos cursos superiores no Brasil.

RSS/Feed é um mecanismo através do qual você receba alertas de atualização de conteúdo no momento em que as notícias são publicadas. Você pode ler os RSS feeds no seu programa de email, em programas específicos para isso ou em serviços on-line que juntam notícias de vários sites em um só endereço, onde você pode ler os textos dos sites que escolher ao invés de ter que visitar cada site que você gosta para saber se algum novo texto foi publicado. A notícia vai até você. Os leitores de RSS (também chamados de Agregadores de Notícia) são programas que reúnem os textos de seus sites preferidos em uma única tela e te avisam quando novidades são publicadas na internet.

Existem dois tipos de leitores RSS, os programas que você instala no computador, celular ou PDA e aqueles que funcionam on-line. O primeiro caso é mais indicado para quem sempre vai ler os RSSs no mesmo computador (ou equipamento), e o segundo caso, para quem usa internet em vários locais diferentes, viaja muito ou tem internet de banda larga.
Entre os leitores de RSS on-line (que dispensam instalação), alguns dos mais usados são: PageFlakes, Bloglines, Netvibes, GoogleReader. Para usar algum desses leitores, basta acessar os sites, se registrar e começar a usar cadastrando seus sites preferidos.
Entre os que vc instala no computador, há algumas opções em software livre, como: RSS Owl, FeedReader.
Depois de escolher um leitor de RSS, adicione o Espaço do Tecnólogo para receber os novos textos que forem publicados aqui. Para isso, basta clicar no ícone laranja da barra lateral ou acrescetar esse link no seu programa: http://feeds.feedburner.com/blogspot/lUwGf

Nenhum comentário:

Postar um comentário