quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ambiente Econômico

Pra terminar essa breve análise sobre o ambiente de inserção dos tecnólogos publico um post sobre os benefícios que o ambiente econômico favorável criou não só para os tecnólogos, mas para qualquer outro curso.

Na ultima década houve um crescimento considerável das pessoas de classe média no Brasil, em 1992, 32,52% da população se enquadrava na classe média e esse contingente chegou a 47,06% em 2007. Nos quatro anos finais do período, o crescimento foi mais acentuado, de 37,06% para 47,06%. O nível e o crescimento da renda ou do produto de uma coletividade relacionam-se com o aumento da procura de ensino superior, pois os fluxos de bens e serviços na economia criam a necessidade de mais informação e capacitação de pessoas. Com o crescimento do capital humano nos últimos tempos a demanda de centros universitários cresceu bastante.

Além disso, o governo criou programas de incentivo para o ingresso no ensino superior, como o PROUNI, que possibilita ao aluno ganhar uma bolsa de estudos parcial ou integral. Foi criado também o FIES, um financiamento estudantil com juros reduzidos que possibilita ao aluno o pagamento do curso após a conclusão do mesmo.

Esses fatores aumentaram o acesso à graduação superior e o curso de tecnologia se tornou um atrativo pelo menor preço, considerando a graduação tradicional, e o período menor necessário para a formação que permite dedicação ao trabalho e aos estudos ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário