Em primeiro lugar quero dar boas vindas a todos os meus leitores (que por enquanto são fictícios, mas só por em quanto) e deixar claro qual o objetivo desse blog e os motivos que me levaram a criá-lo.
Como o nome do blog indica pretendo falar dos cursos tecnológicos, que são cursos de graduação com duração de dois anos. Eu ingressei em um curso dessa espécie a um ano e meio e venho encontrando diversas dificuldades por está-lo fazendo, mas completamente satisfeito por tê-lo escolhido. É um paradoxo que encontra sua ponta de dores de cabeça no mercado de trabalho ou na sociedade em si. Existe um grande precoceito por parte do mercado de trabalho (e das pessoas em geral) com os estudantes que decidem fazer uma graduação "a jato", como costumam pensar. As vagas de estágio e mesmo de emprego são raríssimas e quando o nome do curso é pronunciado as pessoas ficam atônitas. E isso é motivado pelo desconhecimento que gera preconceito. O tecnólogo é um curso como qualquer outro, mas é muito pouco divulgado e por ser muito recente gera medo por parte das empresas. Mas seré que é realmente bom? É um curso técnico? Pra quê serve?
Essas são apenas algumas das perguntas feitas por aí, para os tecnólogos.
Motivado, enfim, por tudo isso e outras questões, decidi abrir um blog que fale exclusivamente sobre esse tipo de curso. É preciso divulgá-lo para icentivar as empresas a contratar tecnólogos e as pessoas a ingressarem no curso, que é sim, dependendo da instituição (isso pra qualquer graduação) muito bom. E falo isso por experiência própria.
Quero fazer desse blog um espaço para a reflexão sobre o comportamento da sociedade em relação aos tecnólogos, sobre o mercado de trabalho, sobre o nosso sistema de ensino. Quero compartilhar minhas experiências em sala de aula com outras pessoas e espero que elas também me ensinem muito.
Sei que é um pouco de pretensão achar que esse blog pode vir a contribuir em alguma coisa num mundo cada vez mais vasto de informação de todo o tipo e em todo lugar. Mas eu já vi mutos blogs que passaram de meros coadjuvantes a protagonistas do assunto de que tratavam, se tornaram referência. Tentarei não ser mais um na imensidão da internet, e sei que é difícil manter um blog sempre atualizado (já tive outro blog), mas farei todo o possível. Por nós tecnólogos, esse espaço é nosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário